terça-feira, 13 de julho de 2010

Chuck Berry o pai do Rock !






Hoje, dia 13/07 dia mundial do rock, farei um post sobre um dos maiores ícones do estilo.


Quando se pensa em rock talvez a primeira imagem que vem a cabeça seja a de Elvis, considerado por muitos o rei do rock e com total razão. Entretanto não haveria Rei sem que existisse um criador, um pai, um homem que não tivesse medo e nem exitasse em empunhar uma guitarra para cantar sobre carros, garotas ou qualquer outra coisa que fosse divertido e prazeroso.

Existem muitas controvércias sobre quem lançou o primeiro disco de rock, as primeiras gravações de Berry datam de 1955 com "Mybellene", e já traziam todos as caracteristicas do rock n`roll, combinando blues com musica country e solos de guitarras diferenciados.

Chuck Berry ou Charles Edward Anderson Berry, foi o primeiro artista de Rock ou Rythm & Blues a não só interpretar canções mais tambem a compor, junto com o pianista Johnnie Johnson, o baixista Willie Dixon e o baterista Fred Below, eles se tornaram o sumario de uma banda de rock.

A maioria de suas gravações foram gravadas pela Chess Records, a mesma gravadora de Muddy Waters, Bo Didley, Etta James e tantos outros.



Berry foi tão influente, que sua musica ajudou e muito a acabar com a segregação racial nos EUA. A canção "Johnny B good" é considerada por muitos a introdução mais famosa do rock e foi levada ao espaço como um legado da terra pra supostas vidas inteligentes em outros planetas, Keith Richards dos Rolling Stones por exemplo disse: "É difícil pra min apresentar Chuck Berry, porque eu copiei todos os acordes que ele já tocou!"





Chuck Berry & Keith Richards - Oh Carol



Em 1959, quando convidou uma índia apache de 14 anos que havia conhecido no México para trabalhar em seu clube noturno em ST. Louis, Berry e a garota foram pegos pela policia e Berry foi acusado entrar com uma menor de idade nos limites do Estado com intenções sexuais. Ele foi condenado a 5 anos de prisão e uma multa de 5.000 dólares. Chuck foi solto em 1963 mas acabou não implacando muitos hits nas paradas americanas e passou a aproveitar dos sucessos de suas musicas classicas nas turnês.

Chuck viajava em suas turnês carregando apenas sua famosa guitarra Gibson, apostando no fato de que em qualquer lugar do mundo que ele fosse sempre haveria uma banda para contratar que soubesse tocar suas musicas, e de fato havia! Entre os muitos artistas que serviam de apoio pra Berry estiveram Bruce Springteen e Steven Miller.

Em julho de 2008, Chuck Berry tocou nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, em 2009 São Paulo (cujo foi o show mais inesquecivel da minha vida), Porto Alegre, Belo Horizonte e Fortaleza e em 2010 ele passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto alegre



Pra terminar esse post só quero dizer que pra mim Chuck Berry é simplesmente um Deus, não da pra compara-lo nem como pai do rock e nem como rei. e no dia internacional do rock eu só quero dizer: Obrigado Chuck !


"Chuck escreveu todas as grandes musicas e todas as batidas do rock`n roll"(Brian Wilson)


"Se você quiser dar outro nome ao Rock, pode chamá-lo de Chuck Berry"(John Lennon)


Um comentário: